STJ Permite Penhora de Imóvel em Alienação Fiduciária para Quitação de Dívidas Condominiais: Decisão Reforça Direito dos Condomínios
- MSB Advogados
- 8 de out. de 2024
- 1 min de leitura

STJ autoriza penhora de imóvel em alienação fiduciária para pagamento de dívida condominial
O ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça - STJ, autorizou a penhora de imóvel em alienação fiduciária para o pagamento de dívida condominial, desde que o credor fiduciário (instituição financeira) seja previamente citado no processo.
A decisão reformou acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo que havia afastado a penhora do imóvel pelo fato de o bem pertencer à instituição financeira, e não ao morador que deixou de pagar as taxas condominiais.
O fundamento do ministro é de que a dívida condominial possui natureza propter rem, ou seja, é ligada ao imóvel, de modo que seu proprietário, mesmo que credor fiduciário, é responsável pelo pagamento dos valores devidos e o bem pode ser penhorado para quitar o débito.
Assim, a penhora de imóvel alienado fiduciariamente é possível, desde que a instituição financeira seja citada e, portanto, tenha a oportunidade de pagar a dívida.
O entendimento apresentado na decisão é de suma importância para condomínios, pois aumenta a probabilidade de recebimento de taxas devidas pelos condôminos.
Quer saber mais sobre a cobrança de taxas condominiais? Entre em contato com o MSB Advogados.
Comentários